top of page

9ª AGE - CONFRADEMENI - Em Defesa da Fé Cristã

Atualizado: 23 de jan.

TEOLOGIA COACHING, IGREJAS CHURCH E INCHURCH E O EVANGELHO GENUÍNO



QUANTOS JÁ OUVIRAM FALAR NESSES NOMES COMPLICADOS QUE ACABEI DE MENCIONAR?


É um falso evangelho, deturpado e facilitado voltado para o homem (homocentrismo). O homem mandando e Deus obedecendo “filhinho mimado”.


EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ E DO EVANGELHO


Uma coisa é o evangelho, outra coisa é a teologia coaching, assim como a psicanálise, a psicologia ou a medicina. todo pastor que é pastor verdadeiro sobe ao púlpito para falar daquilo que nós chamado de doutrinas básicas da bíblia sagrada, como por exemplo: a criação, a queda, a redenção e a consumação. depois vem algumas doutrinas básicas principais, que são: (1) a doutrina do sofrimento cristão, (2) a doutrina do arrependimento (3) a doutrina da confissão (4) a doutrina do perdão (5) a doutrina do abandono do pecado (6) a doutrina da conversão (7) a doutrina da santificação e da glorificação do corpo.


Se for para ir para a igreja e não pregar essas doutrinas básicas principais é melhor nem colocar o nome de igreja, mas sim associação, reunião de empreendedorismo, menos culto. toda mensagem deve estar enquadrada nestas doutrinas caso contrário, deixe claro que não é a pregação do evangelho e sim uma reunião, como por exemplo: reunião de negócio, reunião de marketing etc. pastor que adere a esta tal teologia moderna denominada coaching, deveria retirar da sua placa o nome igreja e colocar qualquer outro nome, menos igreja.


Na teologia coaching o Espírito Santo está sendo substituído pela psicologia. as pregações salvíficas estão sendo substituídas por pregações de autoajuda. a teologia tradicional está sendo substituída por esta tal teologia moderna, que não passa de empreendedorismo de palco (animadores de palco). muitos não têm mais aquele frio na barriga antes de trazer a homília da palavra de Deus, simplesmente porque não pregam mais a palavra de Deus, não pregam mais o Cristo crucificado, o arrependimento e abandono da vida pecaminosa, nem pregam sobre o inferno, mas sim o empreendedorismo profissional, uma carreira de sucesso, como alcançar os seus objetivos profissionais, como ter uma vida amorosa bem-sucedida etc.


O empreendedorismo é a nova religião do homem moderno. materialista e secular, ele substituiu os santos do seu altar por fotografias de homens bem-sucedidos; e os seus evangelhos são livros do tipo “o grande sonho”, “a força do hábito”, “como ter uma carreira de sucesso”, sempre tendo como objetivo principal: sucesso, fama e dinheiro.


A teologia coaching utiliza de técnicas humanas num indivíduo que é o centro de tudo para que ele alcance seus objetivos humanos. muitos líderes têm ido por este caminho. tratam suas pregações como palestras motivacionais da fé que confundem fé com força e vontade.

Em colossenses 2.8 o apóstolo Paulo nos adverte dizendo o seguinte: “tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo”.


É lamentável ver a igreja cada dia que passa se afastando de Cristo, se afastando de Deus, se afastando do Espírito Santo, se afastando da sã doutrina. e dando lugar ao ego humano e as suas necessidades materiais. no evangelho segundo nos escreveu Mateus no capítulo 24 e versículo 12, já nos advertia sobre esses acontecimentos dizendo: “e, por se multiplicar a iniquidade, o amor e muitos esfriará”.


A defesa da fé não pode estar restrita somente em discursos, mas deve ser vivida, praticada e estimulada por cada cristão. não podemos mudar a sã doutrina, não podemos interpretá-la e manipulá-la a nosso bel-prazer.


DENÚNCIA E PUNIÇÃO DE DEUS CONTRA OS MAUS PASTORES.


Assim diz o Senhor DEUS, que congrega os dispersos de Israel: Ainda ajuntarei outros aos que já se lhe ajuntaram. Vós, todos os animais do campo, todos os animais dos bosques, vinde comer.

Todos os seus atalaias são cegos, nada sabem; todos são cães mudos, não podem ladrar; andam adormecidos, estão deitados, e gostam do sono. E estes cães são gulosos, não se podem fartar; e eles são pastores que nada compreendem; todos eles se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, cada um por sua parte. Vinde, dizem, trarei vinho, e beberemos bebida forte; e o dia de amanhã será como este, e ainda muito mais abundante.

INTRODUÇÂO:

A Bíblia é a palavra de Deus independente de qualquer circunstância, quando ela nos traz ânimo, quando ela nos traz correção, quando ela nos dá uma alerta, quando ela nos ensina o caminho, quando ela reprova o nosso caminho, quando ela diz para nós avançarmos, quando ela diz para nós pararmos e quando ela nos diz que temos que voltar para atrás. E se alguém acha que Deus não manda ninguém voltar para trás, é só ler as passagem de Êxodo 14 quando Deus manda Moisés dizer ao povo para voltar a trás e em Apocalipse 2 Deus está pedindo para a igreja de Éfeso voltar atrás.


Meus nobres senhores e senhoras, está diante de nós este texto sagrado onde Deus fala a nós da expansão de seu reino. Ele fala então que o seu reino não compreendia apenas no território da Palestina, nem tão pouco mais restrito a Israel. O Senhor diz nos versículos anteriores que a expansão do seu reino não iria agregar apenas em Israel, e que no meio daquele povo iria agregar estrangeiros e eunucos. Deus seleciona esses dois termos para mostrar que não é uma questão de descendência carnal que faz uma pessoa integrante no reino de Deus.

Então o Senhor fala que o seu reino seria abrangente, mas por causa de uma liderança muito inútil, um contra-ataque aconteceria e causaria prejuízo ao rebanho de Deus. É lamentável imaginar que Deus tenha que fazer menção de líderes inúteis. Até porque a expressão líder não combina com inutilidade. A expressão e figura de um líder surge para suprir a necessidade de um povo. Os líderes surgem por causa da necessidade de liderar e de agir de maneira utilmente, de maneira amistosa, e agora Deus faz menção de líderes inúteis. E o Senhor diz: vinde! Os animais que estão soltos aí podem vir. Os animais que estão aí no campo podem atacar, porque não há defesa, não há nenhum impedimento para, que a desgraça e a destruição aconteça em massa no meio do meu povo. E Deus faz menção de três motivos. Ele diz aqui que por causa de atalaias cegos e de cães mudos e de pastores sem entendimento um ataque aconteceria ao povo de Deus.


IRMÃOS, NÓS VEMOS DEUS FAZENDO AQUI UMA DENÚNCIA MUITO ESPANTOSA.

Por causa desta denúncia de Deus contra os pastores inúteis, Deus faz um convite a todos os animais do campo e das florestas, para se reunirem para comer. e que animais são estes? e o que será oferecido como alimento aos animais neste grande banquete? Esta é mais uma profecia que se utiliza de uma parábola, para falar da denúncia de Deus e da punição que Deus dará aos pastores de Israel, por desviarem-se da aliança que eles tinham feito com Deus. Os animais do campo e dos bosques são figuras alegóricas que remetem às nações vizinhas, inimigas, que são convidadas pelo próprio Deus, para invadirem a Israel. esses animais são apresentados em outras passagens bíblicas como bestas do campo.


(JEREMIAS 5:5-6) “irei aos grandes e falarei com eles; porque eles sabem o caminho do Senhor, o juízo do seu Deus; mas estes, juntamente, quebraram o jugo e romperam as ataduras. por isso um leão do bosque os feriu, um lobo dos desertos os assolará; um leopardo vigia contra as suas cidades; qualquer que sair delas será despedaçado; porque as suas transgressões se avolumam, multiplicaram-se as suas apostasias;


Deus coloca a nação de Israel como banquete às nações vizinhas e faz o convite: vinde comer! “todos os seus atalaias são cegos, nada sabem; todos são cães mudos, não podem ladrar; andam adormecidos, estão deitados e gostam do sono. e estes cães são gulosos, não se podem fartar; e eles são pastores que nada entendem; todos eles se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, cada um por sua parte. vinde, dizem, trarei vinho, e beberemos bebida forte; e o dia de amanhã será como este, ainda muito mais abundante” Isaias 56:10-12.


1º DEUS FALA DOS ATALAIAS CEGOS.

Para que serve o atalaia? Serve para ficar acordado o tempo todo durante o seu turno e olhar, olhar e olhar de onde vem o perigo, de onde vem o ataque o que está havendo de errado e denunciar o erro. Quem contrataria atalaias cegos? Distração, equivale a cegueira. Lá vai o atalaia para a torre. Distraído!!!


O que mais pode equivaler a cegueira? O Sono. Se o atalaia estiver dormindo é como se estivesse cego. Quem de nós já dirigimos com sono... Porque quem deveria estar acordado está sonolento e quem dorme não consegue vigiar. DEUS ESTÁ FALANDO CONOSCO!


2º DEUS FALA DOS CÃES QUE NÃO LATEM. OS GULOSOS!

A ideia que tínhamos dos cães naquela época era para sinalizar perigo por meio dos seus latidos... Todo pastor de futuro tinha um cão que não comia ovelha, mas latia para anunciar que existia algo anormal no meio do rebanho. Que tipo de cão você é? Você é um cão que late para afugentar as bicharadas selváticas que querem devorar as ovelhas do seu Senhor ou você já perdeu o latido?

Diz aqui no texto que nós lemos, que estes cães não latem mais. Porque diz aqui que eles são cães que não podem mais ladrar, só ficam deitados, todos cães dorminhocos, e para terminar de complicar são gulooosos... Tão gulosos que não conseguem saciar a fome... comem, comem, vomitam, botam tudo que comeram para fora e voltam a comer de novo.


Deus está nos dizendo isso aqui não é nos comparando mal como cães não. Apesar da bíblia chamar o mal obreiro de cão, mas aqui Deus está é nos lembrando que como bons obreiros, precisamos ser como um cão que tem um excelente latido para defender as ovelhas e o rebanho do Senhor.


Só que já tem muitos cães que não latem mais porque já perderam o jeito do latido ou aliás não tem mais autoridade para latir porque já estão todos comprometidos com o sistema, com o mundo, com o dinheiro e com o diabo também. Já se tornou sócio do ladrão... Entra aí que eu vou dormir. Eu comi demais, estou com o buxo pesado. Aqueles cães que latiam eram cães selvagens não estavam acostumados comer muito, então quando eram domesticados achavam que ia faltar comida, então eles comiam sem controle até ficar caídos, prostrados no chão só dormindo o tempo todo. Então vinham as feras do campo e os lobos das florestas e faziam a festa. Deus nos livre destes tipos de cães!


3º O QUE PODE EQUIVALER A CEGUEIRA DO ATALAIA É A EMBRIAGUEZ.

E o texto fala. Quem vai para a torre de vigia embriagado está cego também. Vamos pensar sobre isso. Estamos na mesma obra que é a obra de Deus. Mas os nossos dias de hoje não são como nos tempos dos profetas dos sacerdotes nem dos patriarcas. Nós estamos vivendo os dias maus, dias difíceis. Existem muitas coisas acontecendo nas igrejas, mas ninguém vê por que os atalaias estão distraídos e cegos.


A função do atalaia é ver onde o inimigo está, perceber suas estratégias e denunciar o problema! Se tem perigo tem, que ser falado. Se tem perigo tem, que ser avisado. Os dias estão difíceis e as bestas feras estão rangendo os dentes.

Ei, tem lobos querendo devorar o rebanho. Tem Lobos que vem de longe, tem Lobos que já estão amontoados aqui dentro e ambos querem devorar o rebanho. E os atalaias? Os atalaias somos nós! Eu estou presidindo esta convenção com muito temor e tremor e estou incumbido desta tarefa de fazer uma denúncia. Não uma denúncia da minha parte, mas uma denúncia da parte de Deus. Deus denúncia a cegueira de atalaias. Oh! Jesus! está faltando obreiros na torre, que estejam dispostos a denunciar o mal. Temos muitos atalaias, mas a distração campeia o nosso corpo ministerial.

Estamos distraídos com muitas coisas que nos fazem perder o foco daquilo que precisamos viver. Quero que vós saibais, que ministério não é bico a fim de ganhar dinheiro. Ministério não é para as horas vagas. Ministério consome a vida daquele que é chamado! Então não se distraia com outras coisas, mantenha o seu foco. Faça um cálculo da sua vida e vê se você vai aguentar o sofrimento e a ingratidão que um ministério nos traz e se você vê que não vai aguentar é melhor você entregar seu cargo e voltar para o seu serviço secular, volta lá para a sua empresa e esquece da vida ministerial.


O que tem distraído você? É impressionante meus irmãos que a quantidade de obreiros que não sabem o estado de suas ovelhas! Não conseguem enxergar os perigos que lhes cercam. Estão distraídos. Ocupados com tantas coisas banais. O seu olho não foca.


4º DEUS DENUNCIA A SONOLÊNCIA DOS ATALAIAS

O estado de sonolência é um estado tão crítico, tão perigoso que o estado de sonolência diminui o batimento cardíaco, diminui a percepção das coisas e causa pressão baixa. Com o sono você vai amolecendo, amolecendo, daqui a pouco você está com os olhos abertos sem enxergar nada.


Estão tão sonolentos, que não conseguem ver mais nada. Não escutam os barulhos dos turbilhões (furação, ciclone, tornado) entrando em nosso meio. As heresias estão se institucionalizando em nosso meio. Mas ninguém age, ninguém toma uma atitude, porque estão tomados pelo sono. O sono da indolência!


5º A EMBRIAGUEZ

MAS O QUE PODE EMBRIAGAR UM PASTOR??


Orgulho, posição, cargo, conhecimento, achar que já sabe muito, dinheiro, fama, multidões que os seguem. Essas coisas embriagam. Tem gente, que se embriaga porque subiu em um cargo e depois não aceita descer dele para outro. Precisamos permanecer mais tempo em oração na presença de Deus para repreender a embriaguez! Se o pastor está embriagado, ele não consegue ser um despenseiro da casa de Deus. Se ele está embriagado ele não consegue se apresentar na sala do trono de Deus e se não comparece no secreto de Deus, ele está conforme Deus diz na palavra, ele é um pastor que não tem entendimento.


CONCLUSÃO: Quero que saibais que nós não somos qualquer cachorro não meus nobres obreiros. Nós não somos qualquer cachorro não. Nós somos cachorrões de raça de Jeová. Nós temos um excelente latido! Pare de ficar preocupado com o inimigo, com medo de problemas e de faltar as coisas para vocês. Deus é quem cuida de nós. É só confiar n’Ele. Mas não esqueçam tem, que latir. Cachorro bom é cachorro que late alto e com autoridade!


DEUS SEJA PARA SEMPRE LOUVADO!









46 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page